quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia do Apicultor




No passado dia 25 de Maio, a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva em parceria com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Castro Daire, assinalaram o Dia do Apicultor.

Para tal, a Associação abriu as suas portas para os alunos dos 2º, 3º e 4º anos da Escola Primária de Castro Daire (EB1 de Castro Daire).

Após a recepção dos alunos e professores, seguiu-se uma apresentação onde foi falado um pouco da história da abelha, as suas diferentes castas e a importância das abelhas na polinização.

Foi-lhes mostrado uma série de utensílios que o apicultor utiliza diariamente na manipulação das colmeias (levanta quadros, formão, fumigador). Em cada grupo, um menino vestiu um fato de apicultor, na qual, com a ajuda da técnica e dos restantes alunos, montou uma colmeia (estrado, ninho, quadros, alça, quadros de alça, prancheta e telhado). No final da montagem, foi o momento de ver como um enxame trabalha e se organiza dentro de uma colmeia, através de uma colmeia de observação.
Os alunos observaram os vários produtos originários das abelhas (mel, pólen, própolis, cera, sabonetes de mel, velas de cera de abelha).

No final de cada sessão, os alunos tiveram o prazer de degustar bolachinhas com mel, pólen e rebuçados de mel.

Sendo assim… VIVA O DIA DO APICULTOR!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário