segunda-feira, 5 de setembro de 2011

- NEMÁTODO DA MADEIRA DO PINHEIRO –



O nemátodo da madeira do pinheiro bravo (bursaphelenchus xylophilus) está classificado pela Organização Europeia e Mediterrânica de Protecção de Plantas (OEPP), como um dos organismos com maior potencial destrutivo para a floresta de coníferas, sendo por isso o seu controlo imperativo para o futuro da fileira florestal em especial do pinheiro.
A Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, está a participar activamente, na execução do Plano Nacional para o Controlo do Nemátodo da madeira do pinheiro ao abrigo da portaria nº 553-B/2008 de 27 de Junho, através de um protocolo com o Fórum Florestal.
Durante o mês de Agosto, procedeu-se à instalação de armadilhas, em locais onde aparecem árvores com sintomas (secas ou a secar) e até finais de Outubro, todas as semanas fará a sua monitorização, enviando os insectos recolhidos para laboratório a fim de serem analisados. Com esta medida tenta-se controlar o insecto-vector desta doença (Monochamus galloprovincialis), durante o seu período de voo (Abril a Outubro).
Apela-se a todos os proprietário que procedam ao abate e remoção de todos os exemplares de resinosas (pinheiros, abetos, cedros, larix, píceas, falsas-tsugas e tsugas), que apresentem sintomas de declínio, que estejam secas ou a secar, assim como a remoção de todos os resíduos de exploração, vulgo ramos, preferencialmente entre os meses de Novembro e Março.
Qualquer informação adicional contacte a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva.
Todos conseguiremos salvar o nosso pinhal!

Sem comentários:

Enviar um comentário