No concelho de Castro Daire, assim como toda a região, a propriedade florestal é pequena e dispersa, o que dificulta a gestão florestal eficiente, onde se incluem as questões relacionadas com a prevenção de riscos profissionais. Além disso, utiliza-se a mão-de-obra familiar e recorre-se a assalariados quando se precisa.
Este tipo de estrutura, a natureza e diversidade do trabalho, justifica os baixos índices de especialização profissional, o que dificulta a aplicação de medidas preventivas de riscos profissionais.
No trabalho florestal existem uma série de riscos associados à indefinição do local de trabalho, onde o trabalhador florestal tem que enfrentar diversas situações que terá que resolver de forma rápida, autónoma e coerente.
Além da penosidade, é facilmente reconhecido no trabalho florestal um conjunto de riscos graves de acidente de trabalho e doença profissional, entre os quais se podem destacar: corte, lesões dorso-lombares, esmagamento, surdez e quedas.
Deixa-se aqui algumas medidas de prevenção: utilize máquinas com protecções integradas, faça a manutenção das máquinas paradas e todos os órgãos imobilizado, utilize equipamento de protecção individual adequado e mantenha as distâncias de segurança.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário